terça-feira, 2 de outubro de 2012

Basílica São Marcos

A basílica de São Marcos é a igreja mais famosa de Veneza e um dos melhores exemplos de arquitetura bizantina. Localizada na praça de San Marcos  ao lado do palácio dos Doges, a basílica  é a sede da arquidiocese católica romana  de Veneza desde 1807.
A igreja apresenta uma planta em cruz grega, baseada nos exemplos de Basílica de Santa Sofia e da Basílica dos Apóstolos, ambas em Constantinopla. Possui um coro elevado acima de uma cripta. A planta do interior consiste em três naves longitudinais e três transversais. Um baldaquial cobre o altar principal, as colunas sao decoradas com paisagens do século XI.
 A basílica foi consagrada em 1094, no mesmo ano que o corpo de São Marcos foi ‘’reencontrado’’ num pilar pelo Doge Vitale Falier.
Apesar da estrutura do edifício ter sido muito pouco modificada, a decoração foi muito modificada durante o tempo. As paredes por dentro foram recobertas com mosaícos  em uma mistura de bizantino e gótico;o  piso, do século XVII, é uma mistura de mosaico e mármore todas em formas geométricas e com animais desenhados.
Os cavalos de São Marcos foram adicionados na basílica em 1254. São antiguidades clássicas; alguns crêem que antes adornaram  o  arco de trajano. Foram enviados para vVneza em 1202 por Doge como parte do saque na quarta cruzada. Foram retirados por Napoleão em 1797, mas devolvidos a basílica em 1815 onde permaneceram ate 1990.
Encontram-se hoje em dia uma sala de exposições, que havia sido substituído por réplicas em vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário