terça-feira, 2 de outubro de 2012

Torre Eiffel

A Torre Eiffel localiza-se em Paris, na França. Ela foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa e representar o desenvolvimento tecnológico. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição Mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris.
 
Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 320 metros de altura, possuía 7.300 toneladas quando foi construída, mais a altura da antena de rádio que foi instalada no século XX, a Torre possui 320,75 metros de altura. A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.

A Torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi destronada em 1930 pelo o Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.

Ao todo, desde a abertura, já recebeu um total de 244.000.000 de visitantes. Atualmente, a torre é visitada anualmente por 6.900.000 de pessoas; possui 1652 degraus, mas por sorte tem elevador.

Os nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis estão gravados em reconhecimento a suas contribuições por Gustave Eiffel. Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre.

Torre durante exposição Universal em 1889


Torre atualmente.

O giroscópio da Torre Eiffel, dispositivo para auxílio da estabilidade da Torre
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário